Sinalização de transito: Quem ensina os pedestres que não são habilitados?


Acompanhando minha esposa em seus estudos para realização do exame de legislação do DETRAN me deparei com mais um paradoxo brasileiro, ou pelo menos, mineiro. Todos que somos habilitados para dirigir veículos automotores sabemos que existem várias placas destinadas a pedestres e ciclistas, tais como:

Circulação exclusiva de bicicletas

Pedestre, ande pela direita

Proibido transito de pedestres

Ciclistas à esquerda, pedestres à direita
Sabemos que os que desejam habilitação para conduzir veículos automotores devem saber bem essas placas. Mas e quem nunca frequentou a autoescola? Onde os pedestres e ciclistas que não são habilitados para condução de veículos automotores aprendem a ler os símbolos das placas que são destinadas exclusivamente para eles? A resposta, pelo menos na minha região, é LUGAR NENHUM.
Infelizmente vivemos em um país que muitas vezes cria leis, mas não acompanha o processo de cumprimento e até de coerências das mesmas. Não é difícil imaginar que o lugar ideal para ensinar a lei de transito que diz respeito a pedestres e ciclistas é na escola regular (como é feito em diversos países). Mas os governos estaduais e municipais, pelo menos na prática, não se preocupam em inserir e cobrar a educação no transito na grade curricular das escolas.
Confesso que em meus dois anos como alfabetizador não tinha parado pra pensar nisso. Ao me deparar com essa contradição pelo menos vou tentar fazer minha parte, elaborando uma aula de transito para meus alunos. Fica a sugestão para todos os colegas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

100 atividades para aprendizagem do alfabeto cursivo - Anos iniciais