Primeiros contatos com o texto escrito e primeiras tentativas de escrita


Um fundamento dá prática de ensino e aprendizagem da língua portuguesa é que toda unidade pedagógica contém as práticas de leitura e interpretação de textos, produção de textos, análise lingüística e atividades de sistematização de conteúdos específicos do código. Assim, tal prática se concentra na compreensão dos mecanismos e elementos textuais, o que necessita do trabalho com textos escritos desde o início do processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Para auxiliar os alunos na compreensão dos mecanismos próprios da produção de textos é importante que o professor escreva na presença da turma, repetindo o que escreve em voz alta. Tal atividade proporciona aos alunos a observação da direção da escrita, a relação oralidade/escrita, a segmentação, dentre outros procedimentos.
O aluno deve também ser estimulado a escrever, mesmo que ainda não domine bem o código. Nesse momento o educador deve estar disponível para ajudar o iniciante, quando este não conseguir escrever determinada palavra ou sílaba. É muito importante que o texto produzido pelos alunos seja lido e comentado após a correção de elementos dialetais, intervocabulares, estruturais, de coesão, etc.

É importante lembrar que as atividades acima devem ser feitas em dupla direção: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade. Esse caminho permite que o aluno entenda a fonética da língua portuguesa, que pode ser idêntica ou não à escrita. 

FONTE:
KLEIN, Ligia Regina; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 128 p.

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