Porque o brasileiro é mal remunerado?


São inúmeros os motivos que explicam a má remuneração dos trabalhadores brasileiros e um salário mínimo tão baixo, tendo em vista o tamanho da economia do país. Podemos citar a alta carga tributária, direitos de trabalho paternalistas, a corrupção, a má qualificação, e por aí vai.
Nesta publicação quero falar de um problema não muito comentado e até polemico, mas, desculpe-me os ofendidos pela frase: "brasileiro é ruim de serviço". É claro que temos no meio do nosso povo profissionais diferenciados, mas de uma forma geral, nossa população economicamente ativa não sabe trabalhar. Prova disso é a má qualidade dos serviços (públicos e privados).
Certo dia fui em um açougue e o mesmo estava lotado. Esperei um bom tempo para ser atendido, mas foi compreensível, afinal, a demanda era grande. Uma semana depois, voltei ao mesmo açougue e havia apenas um cliente no balcão. Pensei: "hoje é meu dia de sorte". Engano meu. Das três atendentes, uma estava atendendo o cliente e as outras duas estavam conversando sobre o último episódio da novela e das possibilidades do próximo capítulo.
Outro dia, ao passar no caixa de um supermercado em horário vazio, percebi a mesma incompetência. A operadora do caixa passava um item e falava algumas dezenas de palavras com a colega do lado (que estava ociosa). E assim foi até finalizar a minha compra (e eu estava com o carrinho lotado!).
A falta de treinamento dos trabalhadores brasileiros é gritante. Precisamos de salários e condições melhores, com certeza. Mas cada profissional deve começar a luta mudando a sua prática e buscando a máxima eficiência em sua função.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

100 atividades para aprendizagem do alfabeto cursivo - Anos iniciais