Como será o planeta daqui a 100 anos?


Revirando meus arquivos, encontrei hoje uma das minhas primeiras publicações na internet. Trata-se de um texto relacionado ao meio ambiente, no tempo em que fui aluno do curso de ciências biológicas na Fundação Helena Antipoff.


Caros irmãos da espécie humana,
          Hoje fiquei durante grande parte do meu dia refletindo sobre o ambiente natural do planeta terra. Formulei para mim mesmo uma pergunta simples, mas que tratava de um assunto que eu ainda não tinha pensado bem. A questão é a seguinte: Como será o planeta terra daqui a 100 anos? É uma pergunta difícil de responder. Mas uma coisa é certa: se providências responsáveis e inovadoras não forem tomadas, as gerações futuras terão sérios problemas devido às mudanças no ciclo natural do planeta.
          Pesquisadores de diversos países afirmam que devido à excessiva emissão de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera a temperatura média do planeta está aumentando significativamente. Até 2100 a temperatura média da terra poderá ter um aumento de aproximadamente 10°C. Imagine a cidade onde você vive 10°C mais quente! Lugares como o Rio de Janeiro, onde a temperatura facilmente chega aos 40°C poderão atingir mais de 50°C! Imagine ter que suportar uma temperatura superior a 50°C durante o verão de todos os anos!
          O desmatamento das vegetações naturais é outro grande crime cometido por nossa espécie. Estudos científicos comprovam que a alteração da paisagem natural pode afetar seriamente o clima de uma região. Temos várias provas disso e cito como exemplo o nordeste brasileiro, que antes da colonização portuguesa possuía um rico ecossistema e vários cursos d'água. Os portugueses desmataram quase toda a região e hoje grande parte do nordeste brasileiro é deserto...Para se ter uma noção da enorme destruição causada pelo homem basta pensar no volume de florestas que tínhamos há 100 anos atrás e no que temos hoje. Em 1850, o território onde hoje se encontra Belo Horizonte, uma das cem maiores metrópoles do mundo, era uma bela paisagem natural povoada por inúmeras espécies. Hoje, no mesmo território se encontra uma selva, mas de cimento e asfalto. O caso de Belo Horizonte não é único. Lugares que hoje são enormes cidades eram lindas florestas há poucos anos atrás. Com base nesses dados, podemos concluir que se tudo continuar assim, daqui a 100 anos a maior parte do globo terrestre poderá ser um grande deserto!
          É evidente o mal que nós da espécie humana causamos ao nosso próprio planeta. Há alguns milhares de anos atrás vivíamos em comunhão com todo o planeta, mas desde que começamos a nos preocuparmos com nosso próprio conforto passamos a destruir os demais seres vivos. Agora estamos próximos de destruirmos a nós mesmos! O planeta já não suporta mais! A cada ano que se passa alterações drásticas ocorrem. Se a humanidade não tomar providências enérgicas, poderá pagar o mal que faz há milhares de anos com a própria extinção!
          Sei que você que está lendo esta carta já ouviu falar de tudo que citei acima. Pode ser que saiba desses assuntos muito mais que eu. Mas pergunto a você: Como será o planeta daqui a 100 anos? Talvez você ainda não tenha refletido nos problemas que a população dessa época terá. Sou solteiro e tenho vinte anos de idade. Mas sonho em ter uma esposa, filhos, netos. Por várias vezes já me imaginei velho, aposentado, brincando com meus netos. Dentre os principais motivos que me levaram a escrever esta carta, está o fato de que os netos que espero ter provavelmente viverão aqui no próximo século. Não quero que eles vivam em um mundo superaquecido e seco. Procuro, desde já, me informar sobre a destruição do planeta e trabalhar para frear esse mal. Sei que se cada um fizer isso, as próximas gerações terão problemas muito menores que o previsto. Também sei que mesmo que a situação não se resolva e o mundo se torne um grande deserto, meus netos terão na memória que lutei para evitar a desgraça do planeta.


Atenciosamente,
Robson Luiz Braga Abrantes

Habitante do planeta terra e indivíduo da espécie humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

100 atividades para aprendizagem do alfabeto cursivo - Anos iniciais