Porque o Brasil é o país do futebol?

Hoje eu conversava com um grande amigo pelo Facebook sobre o precário sistema educacional brasileiro e suas mazelas. Enquanto eu comentava sobre as razões que me levaram a escrever e publicar o artigo "CAIXA ALTA OU LETRA CURSIVA?" meu amigo me interrompeu com uma interrogação, a princípio, sem nexo. Ele me disse: "Robson, sabe por que o Brasil é o país do futebol?" Como se tratava de um grande amigo e companheiro de pesquisa desde meu tempo de educação elementar, levei a sério a pergunta e pedi um esclarecimento. A resposta foi mais clara que a água que estava em meu copo: "Porque futebol não se aprende na escola!".
Os grades heróis nacionais do futebol não dependeram de nem uma letra para chegarem onde estão. Meu objetivo não é negativar o fama dos jogadores de futebol. Até admiro alguns deles. O que quero dizer é que futebol se aprende nas ruas, em quadras, campos e não na escola. Por isso temos tantos brasileiros que se destacam nesse esporte. Eles não dependeram da escola para atingirem o sucesso. 
Agora, aqueles que dependem da escola pública para alcançarem o sucesso (profissional), tem uma escada difícil para subir. Nossos jovens saem da escola pública sem a bagagem necessária para ingressarem no mercado de trabalho. Se o aprendizado de futebol dependesse da escola pública como a formação cidadã depende, acho que a seleção brasileira estaria em último lugar no ranking da FIFA. Por outro lado, se a escola fosse tão eficiente  em transmitir conhecimento quanto as ruas são com o ensino do futebol, seríamos uma potência educacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

100 atividades para aprendizagem do alfabeto cursivo - Anos iniciais