0 A.D. - História, raciocínio lógico e muita diversão

    
      Muitos alunos acham história uma matéria chata. Qual professor nunca foi questionado com aquela clássica pergunta: "por que aprender sobre as coisas que já aconteceram?". Esse desgosto dos alunos pode ser revertido com um jogo espetacular, o 0 A.D, um game de estratégia em tempo real, gratuito e de código aberto, em desenvolvimento pela Wildfire Games.



      A aplicação se baseia em civilizações que existiram entre os anos 500 A.C. e 500 D.C. O jogador pode escolher ser um governador romano, persa, grego, árabe, ibérico, bretão, dentre outras civilizações. Os gráficos do jogo, por si só já são uma aula de história. Através deles é possível saber como eram as casas, centros políticos, torres de defesa, muralhas e outras edificações das antigas civilizações.



      O jogador do 0 A.D precisa fortalecer seu reino economicamente e elaborar estratégias de defesa e ataque militar. Para vencer é necessário conquistar todos os reinos do mapa. A tarefa não é simples. É necessário muito raciocínio lógico e cálculos para atingir os objetivos. Se a administração dos recursos for ruim, o jogador se torna uma presa fácil para os impérios adversários.

      Há a possibilidade de se jogar em modo single player, onde os adversários serão controlados por inteligência artificial, ou multiplayer, onde pessoas estarão competindo entre si. No modo multiplayer é também possível jogar em modo cooperativo.

      O game está em desenvolvimento desde o ano 2000, iniciado oficialmente a partir de 2003. Não há data oficial prevista para o lançamento da versão finalizada. Nos testes que realizei, a única ressalva que tenho a fazer é que alguns mapas maiores travam e em alguns momentos em modo multiplayer a conexão cai de forma inexplicada. No mais, o jogo é fantástico, para aprender um pouco de história antiga e para se divertir.

      O 0 A.D é nativo do Linux, onde o testei (e testo!) exaustivamente (jogando todos os fins de semana com meu filho), porém há também uma versão para Windows. Ambas as versões podem ser baixadas no endereço https://play0ad.com/download/ . Boa aula de história e bom jogo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

Alfabeto de parede para imprimir