A responsabilidade de criar os filhos


Em uma das minhas caminhadas matinais com meu filho de 3 anos, tive um diálogo com um vizinho que me fez refletir pelo resto do dia. Enquanto o Paulinho (meu filho) andava de patinete pela rua, o vizinho comentou: "nesse período de férias da escola é difícil, né? Temos que nos virar e brincar com eles (os filhos)...". Respondi educadamente que devemos ser criativos e continuei meu percurso. Ao chegar em casa, refleti como as pessoas, de uma forma geral, estão escapando da responsabilidade de criar os filhos. Parece que passar o tempo com os filhos está sendo um peso. É muito mais fácil colocar a criança numa escola integral e em outras atividades do que cuidar pessoalmente. Não que eu seja contra a escola integral e as atividades extracurriculares. Elas são essenciais. Mas o carinho de pai e mãe, a escola não pode dar. As crianças podem brincar o dia todo com a babá, professora ou até mesmo colegas. Mas nada como brincar com os próprios pais. Pode-se colocar a criança na melhor escola, mas se os pais não sentarem com ela, ensinar, ajudar com os trabalhos escolares, a aprendizagem será incompleta.
Não há como terceirizar a educação dos filhos. Há certos valores que só os pais podem transmitir, mesmo que isso dê muito trabalho. Afinal, "não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

100 atividades para aprendizagem do alfabeto cursivo - Anos iniciais