Atividades para o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

No dia 20 de novembro de 1695 foi morto um dos maiores ícones da luta pela liberdade do povo brasileiro. Nascido em Palmares, na capitania de Pernambuco, Francisco (nome de batismo de Zumbi) foi capturado por um explorador e dado de presente a um padre. Em sua criação recebeu uma educação de padrão português, aprendendo além do idioma dos colonizadores o latim. Mas isso não lhe tirou suas raízes. Aos 15 anos ele foge e volta para o quilombo dos palmares, do qual em pouco tempo se tornou o líder. De volta às origens, adotou o nome de Zumbi, que significa guerreiro.
A exemplo da capitania de Pernambuco (uma das mais prósperas e organizadas da colônia), Palmares cresceu assustadoramente. Em seu auge chegou a ter cerca de 20 mil habitantes, divididos em 8 povoados. O crescimento de Palmares assustou os portugueses, que investiram pesado para destruir o sonho de liberdade dos ex-escravos. Após várias investidas, os portugueses conseguiram encontrar Zumbi e matá-lo. Com a morte de seu líder e estrategista militar, o quilombo foi erradicado por volta de 1710.
Trabalhar o dia da consciência negra na escola é fundamental para erradicarmos de vez a mentalidade dos brutais colonizadores, que infelizmente ainda existe em nosso país.



























Fontes: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades: Junções de vogais

Alfabeto de parede para imprimir