Dicas para elaboração do relatório do aluno
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Geralmente ao final de um bimestre a escola nos solicita um relatório de cada aluno. Apesar de se tratar de uma tarefa rotineira, creio ser importante sempre pesquisarmos sobre o assunto. Segue abaixo algumas dicas e modelos que uso para elaboração dos meus relatórios:
Dicas do site Professores Solidários:
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
- A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
- Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
- É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
- Deve-se proceder relação com o registro anterior;
- Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
- Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
- Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
- A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
- Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
- O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
- O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
- O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
- Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
- Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
- Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
- Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
- Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
- Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
- Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
- Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
- O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
- Realiza cálculos simples de adição e subtração.
- Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
- É curioso, questiona e busca informações.
- Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
- Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
- Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
- Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
- Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
- Ocasionalmente troca letras
- Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
- Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
- Expressa a escrita representando ideias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
- Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
- Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
- Identifica e escreve seu nome completo;
- Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
- Apresenta dificuldades ortográficas
- Identifica e escreve seu nome completo
- Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
- Participa com interesse e produtividade.
- Boa participação nas atividades realizadas em sala.
- Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
- Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
- É criativo e comunicativo.
- Coopera com colegas e professora.
- O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
- Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
- Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
- É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
- Aceita sugestões da professora e dos colegas.
- Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
- Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
- Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
- Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
- Colabora na construção de regras;
- Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
PARECER DESCRITIVO
- Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).2. Escrita:Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
- Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e classificação.
- Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
- Encontra soluções para resoluções de problemas?
- Reconhece numerais?
- Relaciona número e quantidade?
- Reconhece as relações entre fala e escrita;
- Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
- Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
- Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
- Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
- Distingue a língua escrita da língua oral;
- Demonstra compreensão do sistema alfabético;
- Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
- Produz frases com lógica;
- Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
- Distingue letras na linguagem oral e escrita;
- Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Dicas do blog Atividades, Projetos e Sequências didáticas:
ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
• Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;• O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;• Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;• Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;• Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR• Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;• Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;• Considerar os instrumentos de avaliação;• Priorizar as produções;• Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;• Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;• Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;• Indicar estratégias para a superação das dificuldades;• Apontar a participação, a interação, a colaboração;• Refletir profundamente sobre a ação educativa;• Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
• Registros de avaliação exigem exercício do professor:• de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);• de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;• de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
• Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;• Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc...
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou“precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O QUE FAZER?
• Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;• Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;• Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;• Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O QUE PRECISAMOS SABER?
• Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?• Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?• Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?• Que sugestões você oferece neste sentido?• Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?• Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
REDIGINDO O PARECER...
• Levar em conta os destinatários;• Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;• Considerar o caráter oficial do documento;• Observar ortografia, concordância e formatação;• Nomear os pareces; • Evitar palavras diminutivas;• Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;• Considerar o caráter oficial do documento;• Observar ortografia, concordância e formatação;• Evitar palavras diminutivas;• Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;• Evitar contradições• Evitar comparações;• Evitar contradições• Evitar comparações;• Ser coerente;
COMO INICIAR UM PARECER
• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
• “Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”• “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”• “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”• “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
• "Demonstra respeito pelos colegas e professores";• "Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";• "Aceita sugestões da professora e dos colegas";• "Contribui para a integração e o crescimento do grupo".
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