Primeiros contatos com o texto escrito e primeiras tentativas de escrita
Um fundamento dá prática de ensino e
aprendizagem da língua portuguesa é que toda unidade pedagógica contém as
práticas de leitura e interpretação de textos, produção de textos, análise
lingüística e atividades de sistematização de conteúdos específicos do código.
Assim, tal prática se concentra na compreensão dos mecanismos e elementos
textuais, o que necessita do trabalho com textos escritos desde o início do
processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Para auxiliar os alunos na compreensão dos
mecanismos próprios da produção de textos é importante que o professor escreva
na presença da turma, repetindo o que escreve em voz alta. Tal atividade proporciona
aos alunos a observação da direção da escrita, a relação oralidade/escrita, a
segmentação, dentre outros procedimentos.
O aluno deve também ser estimulado a
escrever, mesmo que ainda não domine bem o código. Nesse momento o educador
deve estar disponível para ajudar o iniciante, quando este não conseguir
escrever determinada palavra ou sílaba. É muito importante que o texto
produzido pelos alunos seja lido e comentado após a correção de elementos
dialetais, intervocabulares, estruturais, de coesão, etc.
É importante lembrar que as atividades acima
devem ser feitas em dupla direção: da oralidade para a escrita e da escrita
para a oralidade. Esse caminho permite que o aluno entenda a fonética da língua
portuguesa, que pode ser idêntica ou não à escrita.
FONTE:
KLEIN,
Ligia Regina; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil
S.A., 2006. 128 p.
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